sexta-feira, 7 de maio de 2010

Alimentos Funcionais

Os Alimentos Funcionais são aqueles alimentos que contém além de nutrientes, outras substâncias capazes de fornecer algum benefício à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. São considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

Estas substâncias, são compostos bioativos capazes de atuar como moduladores dos processos metabólicos, prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas. Elas são encontradas em hortaliças, grãos e leites fermentados. Estas substâncias também apresentam funções antioxidantes e/ou reguladoras presentes nos pigmentos ou outros compostos químicos de sua composição.

Os fitoquímicos encontrados nesses alimentos possuem, no organismo humano, a capacidade de incrementar a energia no núcleo das células, de maneira que possam funcionar com maior eficiência contribuindo na restauração de moléculas que estruturam o corpo. O processo de ativação é o resultado de combinações exclusivas e balanceadas de micronutrientes extraídos das células vegetais vivas.

Veja a seguir quais alimentos deve fazer parte da sua dieta para prover essas substâncias benéficas à saúde:

*
Azeite de Oliva: Possui ácidos graxos monoinsaturados. Apresenta efeito protetor sobre cânceres de mama e de próstata e doenças cardiovasculares.
*
Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum) e Semente de Linhaça: Possuem ômega-3, capaz de diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, evitando a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial. Também diminui a pressão sanguínea, aumenta o HDL-colesterol e reduz o LDL-colesterol.
*
Óleos Vegetais (oliva, canola, milho, girassol), Oleaginosas (nozes e castanhas) e Soja: Possuem ômega-6, com efeito protetor para as doenças cardiovasculares.
*
Legumes, Gergelim e Semente de Girassol: Possuem fitoesteróis. Age precipitando o colesterol dietético presente no intestino, podendo colaborar na redução da absorção de colesterol. Têm propriedade de auxiliar no controle de alguns hormônios sexuais e eventualmente aliviar os sintomas da TPM por atenuar a queda de estrógeno que ocorre nesta fase.
*
Soja e Inhame: Possuem fitoestrógenos. Apresenta uma menor incidência de doenças cardiovasculares, cânceres de mama e de próstata e osteoporose.
*
Frutas Vermelhas (cerejas, jambolão, uvas, vinho tinto, morango, amora vermelha, açaí, berinjela): Possuem antocianinas (flavonóides), com propriedades anticarcinogênicas, antiinflamatórias e antialérgicas.
*
Batata e Repolho Branco: Possuem antoxantinas (flavonóides), com propriedades anticarcinogênicas, antiinflamatórias e antialérgicas.
*
Cenoura, Abóbora e Mamão: Possuem carotenóides, essenciais para a visão, diferenciação das células, desenvolvimento embriológico e outros processos fisiológicos. Ainda possuem ação estimulante ao sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem contra a oxidação e doenças cardiovasculares.
*
Tomate, Melancia e Goiaba: Possuem licopeno. Reduz a concentração de radicais livres e previne o ataque cardíaco por impedir a oxidação de LDL-colesterol.
*
Algumas frutas, vegetais e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico): Possuem fibras solúveis, que são absorventes sobre os ácidos e sais biliares que atenuam a velocidade de absorção de diversos nutrientes, entre eles a glicose e o colesterol.
*
Cascas de Cereais, Frutas e Vegetais: Possuem fibras insolúveis (celulose e lignina), que por não serem digeridas, favorecem o bom funcionamento dos intestinos, aumentando o volume fecal. Atualmente estão sendo citadas como fator importante na redução de incidência de câncer de intestino (cólon).
*
Abacate e Avocado: Glutationa, vitamina E e ácidos graxos monoinsaturados. Previnem o câncer e protegem o coração.
*
Alho: Possui alicina, controlando a pressão arterial e o colesterol; previne o câncer de cólon; age como antibiótico, antiviral e antifúngico.
*
Aveia: Possui betaglucana, controlando a glicemia e o LDL-colesterol.
*
Vegetais Brássicos (Brócolis, Repolho, Couve-flor, Couve): Possui glicosinolatos. Previne vários tipos de câncer e diminui a agregação plaquetária.
*
Chá (Verde, Branco, Preto ou Vermelho): Possui catequinas. Facilitam o emagrecimento, retardam o envelhecimento precoce, reforçam o sistema imunológico e diminuem os níveis de colesterol.
*
Frutas Cítricas (Laranja, Limão, Acerola, Kiwi…): Possuem vitamina C e limoneno. Combatem o enevlhecimento, fortalecem o sistema imunológico, melhoram a absorção de ferro e previnem o câncer.
*
Iogurte e Leite Fermentados: Possuem probióticos. Melhoram o funcionamento intestinal, a pele e reforçam o sistema imunológico.
*
Ovo: Apresentam zinco, ferro, vitamina E e colina, melhorando a memória, a concentração e a disposição.
*
Soja: Apresentam isoflavonas, compostos fenólicos, arginina e lisina, lecitina e polifenóis. Aliviam os sintomas da TPM e menopausa, abaixam os níveis de LDL-colesterol e reduzem os riscos de problemas cardíacos e câncer de mama.
*
Vinho Tinto e Suco de Uva: Possuem resveratrol, substância antioxidante que previne o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário